"Não bate a bota com a perdigota"
Esta madrugada, por volta da uma da manhã, estava eu perdida nas minhas insónias e a vaguear pelo facebook e dou de olhos com uma mensagem da Sofia Ribeiro acabada de deixar no facebook. Um silêncio. Sabem o ditado “não bate a bota com a perdigota”? Exactamente isso, uma fotografia linda dela com aquele sorriso bonito que carrega e uma mensagem tão triste. Imagino que naquele momento, entre o escrever aquelas palavras e o carregar no ok para publicar na sua página, o mundo lhe andasse à roda. O coração lhe estivesse apertado. Os olhos arrebatados pelas lágrimas. É de facto difícil, e nós mulheres andamos aqui num jogo a ver se não nos calha nada.
Sofia contou ao mundo que no passado dia 13 lhe foi diagnosticado cancro da mama. Que merd@. Uma “miúda” tão gira, jovem, um sorriso encantador, actriz com tanto para dar, sensível como se tem mostrado e agora tem aquela porra daquele bicho. Claro que acontece a todos. Claro que todas nós estamos à mercê do bicho nos bater à porta. Mas é isto.
Gabo-lhe a coragem de contar assim já ao mundo como ela disse "Pelo carinho, amizade, e apoio que sempre me deram, sinto que devo fazê-lo na primeira pessoa. Eu, sem luzes, sem maquilhagens. Apenas eu a Sofia.", até porque o dia amanheceu e está em todo o lado. Aquele sorriso e a frase assustadora. Em todos os jornais, nas redes sociais, nas revistas cor-de-rosa. “Não bate a bota com a perdigota”, estão a ver?
Vi a Sofia uma vez e apesar de afirmar que a trocava por um dos barmans não deixei de lhe gabar a beleza.
Muita força Sofia. Não só hoje ao acordar e teres todo um mundo virado para ti, como nessa luta. Digo sempre que pessoas que sorriem são mais bonitas. E tu és uma delas. Que a vida te sorria também!